jacotei

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Uma barra de chocolate de 100 g tem cerca de 500 calorias, o equivalente a uma porção de arroz, feijão, carne, verdura, legumes e uma fruta, ou seja, vale uma refeição.

Para as pessoas que sofrem de sugar craving (compulsão por açúcar) e apresentam um déficit de serotonina, entretanto, o chocolate pode servir como fonte adicional dessa substância química, reguladora do sistema nervoso.

A serotonina transmite "sensação de calma e estabilidade de humor" às células cerebrais, estando envolvida no controle das emoções, estado de vigília, sono, compulsão alimentar, impulsividade. Atua ainda como reguladora das funções sexuais.

Os "ataques" dos chocólatras costumam ocorrer à noite, quando são comuns as crises de depressão.


Fonte: Clipart.com

O chocolate aumenta os níveis de serotonina no cérebro. As gorduras de suas calorias elevam os níveis de endorfinas.

Resumindo, a serotonina acalma e as endorfinas melhoram o humor

.

A questão dos chocólatras envolve aspectos biológicos e comportamentais. Nos quadros depressivos e de ansiedade ocorrem alterações do apetite, seja pelo desinteresse pela comida, seja pela compulsão por doces e chocolates. O chocolate atuaria como um mecanismo de compensação de frustrações ou perdas.

O consumo exagerado de chocolate pode desencadear:

processos alérgicos
enxaqueca
diarréia
náuseas
problemas gastrointestinais
problemas hepáticos

As histórias dos viciados em chocolates envolvem números assustadores. O ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, chocólatra assumido, conta que comeu 60 Sonhos de Valsa de uma só vez, assistindo televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário